Como eu cresci aprendendo a importância da literatura

A literatura é um fator poderoso para a educação e o crescimento pessoal. Sendo ficção ou não ficção, a literatura tem a força de acordar várias emoções que habitam dentro de nós. Cultiva nossa imaginação, ajuda construir ideias, opiniões, e nos leva a viagens longe do nosso mundo físico. Não é só benéfica ao indivíduo, mas também a sociedade em geral. 

Por essas razões, a literatura tornou-se muito importante em minha vida. Porém, levou um pouco de maturidade para eu entender isso. Tive meus pais como exemplo, sendo eles ávidos leitores, principalmente a minha mãe que sempre me incentivou a leitura. 

Lembro-me quando eu tinha sete anos e durante o verão passei um dia com meus pais em um belo lago sueco. Fizemos um piquenique, o sol estava radiante e tudo que eu queria era nadar na água refrescante. Em vez de me deixar pular na água logo depois de ter-me alimentado, a minha mãe, que tinha emprestado livros infantis da biblioteca, queria que eu adquirisse o hábito de ler, algo que naquele dia não teve muito sucesso. 

Lembro-me vividamente de ter olhado para as palavras e sentido-me entediada. Talvez o lago me distraísse, talvez eu fosse muito pequena, senti raiva e chorei. Eventualmente quando eu pude nadar, pisei em um pedaço de vidro e tive que rapidamente ir ao pronto socorro e levar pontos no pé. No fim das contas, passei a maior parte daquele verão sentada lendo os livros que a minha mãe tinha emprestado. Tornou-se um exemplo clichê de karma. 

No entanto, foi só no secundário que comecei a apreciar a literatura. Como para muitos jovens da minha geração foi graças a Harry Potter. A serie da J.K. Rowling me prendeu, foram os primeiros livros que eu consumi em um só dia. Fui cativada e transportada a um outro mundo, e foi mágico.

Também foi graças o exemplo da minha mãe e a sua apreciação pela literatura. Tenho muito a agradece-la, e na questão da leitura ela me ensinou que é um hábito fundamental para nosso crescimento pessoal.

A literatura nos leva a constantes jornadas de aprendizados e descobrimentos. Pode ser um livro novo ou um antigo emprestado, sempre terá páginas prontas a serem lidas e relidas. 

Hoje em dia é fascinante entrar na parte infantil em livrarias e bibliotecas. Existe uma seleção sem fim para os pequeninos, desde histórias da antiga Grécia até bibliografias de feministas inspiradoras. Aposto que a minha criança interior teria amado esses livros, ou pelo menos despertado um eventual interesse. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s